16 DE MARÇO – DIA DO AGENTE PENITENCIÁRIO

16 DE MARÇO – DIA DO AGENTE PENITENCIÁRIO

 

O Dia do Agente Penitenciário Federal é comemorado em 16 de março. Este profissional faz a vigilância dos detentos e garante que as normas e regulamentos do estabelecimento penal sejam seguidas. Também presta assistência necessária ao detento, realiza contenções e escoltas armadas, e auxilia a polícia na captura de presos que estejam foragidos do sistema penitenciário.

As Penitenciárias Federais brasileiras compõem o Sistema Penitenciário Federal, administrado pelo Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN – e têm reconhecimento internacional pelo seu forte esquema de segurança, contando com equipamentos e armamentos de ponta. O sucesso desse sistema é garantido pelos servidores que contribuem para o fortalecimento da Segurança Pública do Brasil. Eles são responsáveis pelas atividades de atendimento, vigilância, custódia, guarda, escolta, assistência e orientação de pessoas recolhidas aos estabelecimentos penais e de internamento federais.

A data é comemorada no dia da posse dos primeiros agentes federais concursados no Brasil, o primeiro concurso para o cargo foi realizado em 2005 e os primeiros servidores tomaram posse em 16 de março de 2006, em Brasília (DF).

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.