21 DE MARÇO – DIA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO

21 DE MARÇO – DIA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO

 

Em 21 de março, comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down, que ao contrário do que alguns pensam, não é uma doença, e sim uma mutação do material genético humano. A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a inclusão das pessoas com Down e a importância da luta por direitos igualitários.

Esse foi escolhido pois a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). A ideia surgiu na Down Syndrome Internacional, com o geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referenciada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial.

A participação social é uma das questões celebradas dessa data. E, nessa questão, já se emenda outra: a inclusão. Hoje em dia, é lei, mas muitas pessoas ainda desconhecem: crianças com Síndrome de Down (ou qualquer outra dificuldade de aprendizado) tem que ser matriculada em escola regular, junto com outras crianças. Essa convivência é extremamente saudável para todos, e a conduta mais eficiente para o aprendizado pedagógico – que se torna um pouco mais demorado devido àquele terceiro cromossomo, mas acontece.

Essa data visa chamar a atenção especialmente das pessoas pouco informadas sobre as capacidades das pessoas com a Síndrome de Down. É muito importante que todos saibam que cada pessoa com síndrome de Down também tem gostos específicos, personalidade própria e individual, habilidades e vocações distintas entre si. A participação dos indivíduos portadores da síndrome em atividades escolares e profissionais aumenta as possibilidades de desenvolvimento, além de contribuir para uma sociedade mais inclusiva e que respeita as diferenças.

 #oamornaocontacromossomos #sindromededow #inclusaosocial #trissomia21 #fisioterapia #terapiainfantil #microcefalia #oamornaocontacromossomos #cromossomodoamor #autismo #tdah #inclusaosocial

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.